A física quântica como caminho para a mentoria em saúde integral
A internet e principalmente as redes sociais têm sido invadidas com o conceito holístico. Cerca de 70 % dos pedidos de amizade que me chegam do Facebook é de pessoas que se dizem “terapeutas holísticos”. Consoante me vou integrando com esses terapeutas começo a entender que de holístico pouco ou nada têm as terapêuticas.
A mecânica quântica da saúde integral
Entender a realidade que cada um de nós experimenta de um ponto de vista holístico dá-nos o poder de mudar de forma consciente qualquer estado que não nos seja prazeroso.
Mas antes de uma visão holística da realidade que experimentamos, precisamos começar por ter uma visão holística do corpo que habitamos. No corpo humano, para podermos entender o mais simples sinal, precisamos de ter uma visão holística do seu funcionamento e interação com o todo (universo).
Assim vamos começar por ter uma nova visão do nosso corpo como um todo. Espero que após esta nova visão possamos entender porque uns adoecem e outros são saudáveis, ou porque uns são ricos outros pobres. Há quem fume 4 maços (80 cigarros) por dia e não cuide da alimentação e viva até aos 100 anos saudável e outros que nunca fumaram e têm cuidado com a alimentação e têm cancro do pulmão.
O corpo humano, visto pela moderna física quântica, não se pode dizer que seja uma visão nova do físico como fazendo parte integrante do meio ambiente que o rodeia. Já a milenar medicina Ayurveda tinha uma visão idêntica, embora os termos sejam outros.
Então “vamos lá com calma com o andor, que o santo é de barro”.
Comecemos pelo princípio quântico que mostra que o corpo humano não é uma estrutura sólida, constituída por partículas estáticas, isolado do resto do meio ambiente. Em vez disso, a física moderna reconhece o corpo humano como fazendo parte de um processo natural do universo. Assim sendo, o corpo humano é mais um campo de energia do que uma estrutura física. Por outras palavras: se dermos umas pancadinhas com a mão direita no nosso braço esquerdo, aquilo que parece sólido não o é. Mas o braço esquerdo assim como a mão direita não são realmente sólidos? Não.
O corpo que cada um de nós habitamos é um campo de energia dinâmica que abarca e interage com todo o universo.
Vejamos… foi-nos ensinado pelo sistema educacional instituído convencionalmente que o corpo que habitamos é uma estrutura física sólida separada do espírito e do resto do universo. Observemos então: o corpo é constituído por sistemas.
Sistema respiratório, sistema cardiovascular, sistema digestivo e eliminatório, sistema muscular etc. etc.
Os sistemas são constituídos por órgãos, como pulmão, coração, estômago glúteo etc… os órgãos por sua vez são formados por tecidos, os tecidos são compostos por células, as células, unidade base do organismo, são constituídas por moléculas, as moléculas por sua vez são compostas por átomos, os átomos, que são simultaneamente onda (energia) e partícula (matéria), são constituídos por partículas subatómicas tais como “quark…, mesão…., hadrão…, barião…, que a ciência considera energia.
Na verdade, se tivéssemos a capacidade de enxergar o nosso corpo como na realidade é, daríamos conta que ele está em constante interação e renovação e de que 98% dos átomos que estavam no nosso corpo há um ano, hoje não estão cá.
Mas há mais
Há estudos científicos que provam que os ossos – que parecem sólidos e sustentam toda a estrutura do corpo, são inteiramente renovados a cada 3 meses.
Isso significa que, apesar da configuração das células ósseas permanecerem constantes, os milhares de milhões de átomos que formam os ossos e passam livremente de um lado para o outro através das paredes celulares estão sendo submetidos a uma mudança e uma substituição constante. Em consequência disso, um novo esqueleto é formado a cada 3 meses. O mesmo processo acontece com o resto do corpo. As células do fígado renovam-se de forma lenta, mas mesmo assim temos um fígado novo a cada a seis semanas. A pele renova-se todos os meses. No sistema digestivo, um novo revestimento estomacal é criado a cada 4 dias e as células especifícas que entram em contacto com a comida que é digerida, renovam-se a cada 5 minutos. O corpo na sua essência, recria-se completamente até ao ultimo átomo, no período de 4 a 5 anos.
Apesar do corpo humano parecer o mesmo de dia após dia, ele encontra-se num infinito processo de mudança e de troca com o meio ambiente. A interação com o meio ambiente influencia direta e constantemente o metabolismo da digestão e da eliminação.
Enfim, apesar do nosso sistema digestivo e eliminatório ser por si um mecanismo fascinante e maravilhoso, o seu funcionamento resulta de uma consciência individual e coletiva em interação com todos os outros sistemas físicos e espirituais.
O caminho é a unidade
Porque é que adoecemos?
Quanto mais se procura perceber o porquê de adoecer menos se enxerga a razão. O corpo humano é um universo de inteligência e como vimos atrás não pode ser separado do meio que o cerca, do mundo e do universo. Assim, cada ser humano é uma célula da humanidade, que por sua vez também possui uma consciência. Apesar de cada um de nós ser o criador de sua realidade, através da sua própria consciência, a consciência coletiva influencia a consciência individual.
Muito se tem procurado, mas quanto mais procuramos mais afastados nos encontramos da solução
Apesar do longo caminho percorrido pelas ciências médicas, o mais que foi conseguido foi um aumento descontrolado das doenças psíquicas e crónicas.
Apesar da OMS alertar para a causa psicossomática de mais de 85% das doenças, a medicina psicossomática ainda não saiu do adro. E as velhas medicinas milenares devido à sua falta de adaptação ao novo, criaram grandes lacunas passando na maioria para paralelas, complementares ou alternativas, enfim, peças de museu. Aproveitando esta confusão prolifera um folclore new age de bruxos, pseudomísticos e gurus que se intitulam mestres destes ou daqueles círculos místicos.
O problema de base mantém-se
Há mais de 30 anos tive o privilégio de percorrer um caminho que me levou a um beco sem saída. A um lugar sem saída possível. Foi aí, no fundo do poço, totalmente impotente para fazer fosse o que fosse que descobri que o único caminho possível de percorrer é aceitação do que não se pode mudar e abrir a mudança.
Todo o processo de transformação começa pelo próprio indivíduo.
Antes de nos tornarmos mentores de Saúde Integral e participarmos na mutação do mundo, precisamos transformar a nós mesmos, mudar o nosso comportamento e alcançar verdadeira felicidade e plenitude na nossa vida.
Ninguém pode dar o que não tem, só podemos compartilhar aquilo que possuímos. Então como fazer?
Como foi visto na mecânica quântica do corpo humano, em que a mudança e interação é permanente com o meio ambiente e o mundo em geral, também qualquer mudança da realidade existente passa por uma mudança do próprio indivíduo. E toda a mudança se resume a passos muito simples, mas eficazes.
1º Passo – Assumir o poder. Tudo aquilo que está dentro de nosso conhecimento, testemunhado ou não por nós…, todo o mal, toda a perversão são uma imagem refletida do mal que se encontra submerso nos nossos corações. Assumir 100% da responsabilidade por tudo o que está na nossa realidade é Assumir o Poder da nossa vida.
2º Passo – Fortalecer a certeza e autoconfiança que há SEMPRE uma solução perfeita e criativa para cada problema.
3º Passo – com uma postura integral de aceitação (não tolerância), compromete-te todas as manhãs a uma postura de pró-ação em relação a tudo o que acontece.
Nota:
Neste primeiro módulo tens a anatomia do sistema digestivo. Os processos da digestão dos alimentos que precisam passar por várias transformações para poderem ser aproveitados pelo organismo. Ou seja, são transformados em pequenas moléculas de nutrientes antes de serem absorvidos no sangue e levados às células para sua nutrição e reprodução. Este processo chama-se digestão.
Também como seres espirituais que habitamos um corpo físico, passamos por um processo constante de situações que se seguem umas atrás das outras. A forma como digerimos os acontecimentos, resulta do ponto de vista de cada um de nós. A mesma situação pode ter reações opostas dependendo da forma como se enxerga. Vive-se uma altura de grandes mudanças, em todas as áreas. Essas mudanças mandaram centenas de milhares para o desemprego. Muitos suicidaram-se, outros entraram na luta pela sobrevivência e outros sentiram-se livres para iniciar projetos de vida que tinham vindo a adiar por comodismo ou por estarem comprometidos com um patrão. E iniciaram a realização dos seus sonhos.
Como se pode perceber a situação é a mesma, é igual para todos…, fim de um emprego, uns suicidam-se, outros mantêm-se no desemprego fazendo formações que eles próprios sabem é só uma forma de adiar e justificar e outros realizam-se e fazem parte dos de bem com a vida.
Da mesma forma que o sistema hormonal é comandado pela consciência individual e uma boa ou má digestão indica o bom ou mau funcionamento hormonal, também a forma como enxergamos qualquer acontecimento existente no mundo ou nas nossas vidas vai interferir de forma positiva ou negativa consoante a consciência com que criamos a nossa realidade.
Abreviando: quando algo não nos faz feliz na nossa realidade, o que precisamos mudar não é o mundo, mas a consciência com que vemos o mundo, seguindo os 3 passos iniciais.
Exercícios:
Depois de leres e releres a matéria deste 1º módulo procura um paralelo com a tua realidade pessoal.
Para isso, cria 5 a 10 questões da tua vida pessoal (abrange todas as áreas desde a física até a financeira, passando pelos relacionamentos).